2009-03-30

Google oferece músicas grátis na China

A China possui o maior número de usuário online do mundo: 300 milhões ou quase um quarto de sua população, ou quase a população inteira dos Estados Unidos (de acordo com o CIA FactBook). A jogada da Google visa minar a dominação do Baidu.com, o site de buscas mais popular entre os internautas chineses, com mais de 60% do mercado (o dobro do Google), algo que Lee Kai-Fu, presidente da unidade chinesa da companhia, atribui justamente ao fato do primeiro oferecer músicas gratuitas.

O Google vai permitir que internautas façam os downloads devidamente licenciados a partir desta segunda-feira (30/03) na China.

A receita gerada pelos anúncios inseridos no novo serviço será repartida entre o Google e as gravadoras.




“Os internautas terão à sua disposição downloads gratuitos, de alta qualidade e licenciados por gravadoras”, ele reiterou.

O novo serviço por enquanto inclui cerca de 350 mil canções – de artistas tanto chineses como estrangeiros – mas em breve esse número vai aumentar para mais de 1 milhão de faixas, de acordo com Gary Chen, CEO da www.Top10.cn, site de músicas que vai colaborar com o Google e que foi fundado pelo jogador de basquete Yao Ming.

Músicas de artistas da Sony Music, da Warner Music, da EMI e da Universal Music poderão ser baixadas pelos usuários do Google na China. Segundo Lee, não há previsões de expandir o serviço para outros países.

“Esta é nossa primeira tentativa de monetizar o mercado online na China”, ressaltou o presidente da Warner Music para Ásia e Pacífico Sul, Lachie Rutherford, que também preside a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).

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