2009-02-26

[humor] O que é o Windows?



Windows 95/98/NT/ME/2000/XP - 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition.

Essa não é minha, é do UGU ^_^.

2009-02-24

[news] Os servidores web chineses estão chegando

As pesquisas mensais da Netcraft são um bom parâmetro para acompanhar a indústria dos servidores de HTTP, geralmente os resumos mensais são sempre os mesmos, "o Apache continua dominando o mercado dos servidores Web", mas este mês uma mudança dos holofotes nos obriga a prestar atenção em um certo site chinês que utiliza o software QZHTTP, usado pela QQ para servir a milhões de sites da Qzone sob o domínio qq.com.



Por que isso é relevante? Porque em Janeiro eles tinham 3 sites online e agora têm 20 milhões; em um mês se tornaram o maior provedor de blogs do mundo, ultrapassando o Windows Live Spaces, o Google Blogger e o MySpace. Como se isso não bastasse o QZHTTP já é o terceiro httpd mais usado na web. À frente do GFE da Google, logo atrás do IIS da MS.

Antes de ir embora não posso deixar de cutucar o Bill Gates. Em http://survey.netcraft.com/Reports/current/developers/microsoft.html você pode ver todos os SO e HTTPd que rodam nos servidores online da Microsoft.
O comando abaixo em seu BASH lhe mostrará "apenas" os servidores do Bill Gates que rodam Linux.

$ curl http://survey.netcraft.com/Reports/current/developers/microsoft.html | sed -e 's/<[^>]*>/ /g;' | grep [Ll]inux | awk '{print $3,$4,$1}' | sort

Ou seja: baixar o arquivo html | remover tags html | exibir apenas as linhas que contenham o padrão Linux ou linux | mostrar as colunas 3, 4 e 1 | ordenar.
Por pura curiosidade rodei um nmap em www.qq.com, adivinha o que encontrei?

# nmap -sV -O www.qq.com

Starting Nmap 4.62 ( http://nmap.org ) at 2009-02-24 19:06 BRT
Warning: Hostname www.qq.com resolves to 2 IPs. Using 60.28.188.192.
Interesting ports on 60.28.188.192:
Not shown: 1714 filtered ports

PORT STATE SERVICE VERSION
80/tcp open http Apache httpd

Warning: OSScan results may be unreliable because we could not find at least 1 open and 1 closed port
Device type: specialized|general purpose
Running: Captor embedded, QNX 4.X
OS details: Captor Omni-Clock (employee timeclock), QNX 4.24

OS and Service detection performed. Please report any incorrect results at http://nmap.org/submit/ .
Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 99.928 seconds

[video] Good Copy Bad Copy

Aproveitando o início do julgamento dos fundadores do The Pirate Bay, Gottfrid Svartholm Warg (aka Anakata), Peter Sunde Kolmisoppi (aka Brokep) e Fredrik Neij (aka TiAMO) - acusados de facilitar a infração de Copyright pela Warner Bros, MGM, EMI, Colombia Pictures, 20th Century Fox, Sony BMG e Universal - recomendo um interessante documentário produzido em 2007 pelos dinamarqueses Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke, chamado Good Copy Bad Copy. Você pode vê-lo legalmente abaixo com legendas no nosso português, o próprio site original do filme aponta para seu torrent no Pirate Bay.



O filme discute o direito autoral, a cultura livre, o atual modelo de produção da indústria cultural, as cópias ilegais, o cinema nigeriano, o tecnobrega brasileiro, a licença creative commons, o Partido Pirata sueco...

Se quer saber a minha opinião, o rádio não acabou com a indústria fonográfica, a TV não acabou com o cinema, o VHS não acabou com a TV, as fitas K7 não acabaram com o vinil, o cd vai morrer e não acabou com o vinil, quanto mais o k7... e a Internet não vai acabar com a indústria.
Os produtores deveriam entender que:
  • (1) Se o formato digital não está atrelado a nenhuma mídia física não é possível conter sua proliferação. O arquivo pode estar em uma hd, como pode estar em um cartão microSD e é o mesmo arquivo: ele não se resume a sua mídia como a música entalhada no vinil se resume no próprio bolachão. Se possuo um arquivo posso legalmente mantê-lo, ele não é o plástico ou a fita magnética, é apenas um arquivo, um conjunto de informações no formato de dados. É este conjunto de informações que compro quando adquiro um disco, ou seja, a música; de uma fita um filme. Se adquiro um filme, posso fazer um backup dele, posso copiá-lo.
    • Quando alguém faz uma torta gostosa não costuma compartilhar sua receita? No Orkut as pessoas não compartilham suas vidas, no youtube seus vídeos, no eMule seus filmes, canções, livros prediletos; no software livre compartilhamos conhecimento, é da natureza humana. E se no software temos a GPL, a OSI... para as artes existe a licença creative commons.
      Mas se o músico pode abrir mão de direito autoral, sobre o que irá capitalizar? Se a música em si deixa de ser o produto qual é o novo produto? Um nome e sua reputação.

  • (2) Sua margem de lucro nunca mais será a mesma, ajuste-se ou fique para trás. Sem nos darmos conta alguém já achou o que será a solução (talvez o tecnobrega?) para este impasse e é melhor não ficar para trás.
    A TV Globo não é aberta? Não somos obrigados a assistir as famigeradas propagandas no meio da programação, do rádio? Por quê na web seria diferente? Sabemos que o artista recebe uma percentagem irrisória das vendas de cds e são cada vez mais comuns os MegaShows. Seja como for, os Beatles morreram e levaram seu modelo de produção consigo.
  • (3) É óbvio que as cópias ilegais diminuiram o lucro, os pequenos sabem muito bem disto, o problema é que os produtores passaram os últimos 10 anos investindo no que parecia certo e seguro, ou seja, mais do mesmo. Sem se arriscar o cenário pop caiu na mesmice e o grande exemplo hoje é a MTV: quando apareceu se rogava arauta da juventude e da "liberdade", hoje dá dó. O produtor parece perdido enchendo buracos da programação com reprises americanas, seu grande veículo, o video-clipe, não gera mais market share. E o fundamental, é incapaz de se comunicar com seu target, com os jovens. Não é apenas a indústria fonográfica que está em crise, a música pop está em crise, a MPB está um deserto - para a Pitty fazer sucesso a concorrência tem que estar muito baixa (pra quem não conheceu Elis, Joplin, Billie, Ella, Sarah, Piaf, Dietrich, Clementina de Jesus, Selma do Coco, Elizeth Cardoso, Elizabeth Schwartzkopf, Maria Callas, Cathy Berberian... fica difícil ter um parâmetro de comparação).
  • (4) Curioso será ver que as músicas mais marcantes da nossa década sequer estão passando pelas rádios, afora o pessoal independente com seus sites, torrents, podcasts e pocket shows, afora as raves e os clubs, vivemos um incrível e fervilhante período para a música contemporânea. Ainda vai levar algumas décadas até que os músicos populares entendam que a própria música pode introduzir seu tempo, que seu suporte material é o som e não um conjunto de escalas e compassos.

Segundo o site lalai, o TPB é o maior tracker de torrents no mundo e existe desde 2003. Em 2006, teve seus servidores invadidos pela policia sueca, o que deixou o site fora do ar por 3 dias. Eles são acusados de facilitadores porque nenhum arquivo fica hospedado lá, os verdadeiros infratores no caso seriam os 22 milhões de usuários que usam o site. Na segunda-feira (2009-02-16) foram retiradas 50% das acusações contra o site TPB.