2009-03-30

Confira 10 sistemas operacionais que ficaram no passado da computação

O pessoal da Computer World escreveu uma matéria interessante sobre 10 SOs que ficaram na história, na verdade são 9 SOs + o X Window System, ou X para os íntimos.

Porque raios misturaram lé com cré? Talvez porque o usuário comum confunda o gerenciador de janelas com o SO. Talvez. Mesmo porque o X, ou X11 - para denotar a atual versão - está vivíssimo e presente nos UNIX, Linux, BSD, Solaris, Mac OS/X...

Seu design é bastante avançado, diferente de outros protocolos de display, o X foi arquitetado para ser usado através da rede, ao invés do display espetado na saída padrão. Então a máquina onde um certo aplicativo (o cliente) será exibido pode estar em um local diferente da máquina do usuário (o servidor).

Curioso é que o pessoal do Consórcio X (da MIT) levou 4 anos para sair do X1 até chegar ao X11, de 1984 a 1987, e estamos atualmente no X11R7.5. Por falar em estabilidade ;^)

Enquanto IBM, Microsoft e Apple conduziam revoluções paralelas no mercado, Bob Scheifler e Jim Gettys, do MIT, criavam um trabalho filosófico: cortar a complexidade. Entre as pérolas de sabedoria da dupla, estavam:

- Não incluir novas funcionalidades ao menos que alguma aplicação real as exijam;
- Se você pode conseguir 90% do resultado com 10% do trabalho, use a solução mais simples;
- Se um problema não é completamente entendido, é melhor não oferecer nenhuma solução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário