2009-02-18

[dica] Aprenda a Programar em 10 anos!


Peter Norvig, o Diretor de Pesquisas da Google, mais conhecido pelo seu livro Artifical Intelligence: a Modern Approach (AIMA para os íntimos), o mesmo que escreveu o Remote Agent, um programa para planejar, agendar ações e identificar possíveis falhas da nave Deep Space 1 da NASA - ok, acho que já te convenci que o cara é o cara - escreveu um interessante artigo sobre o aprendizado, mais especificamente o aprendizado de programação, mas a lição parace valer para qualquer atividade, da jardinagem à Topologia.

Vocês podem ler o artigo na íntegra aqui. Ou a tradução do Augusto Radtke aqui. A ortografia levou um par de jabs, mas como ele mesmo disse: "Aprenda inglês. Leia o original deste texto. Essa tradução só está aqui para exercitar o meu inglês, não o seu. (Nota do tradutor)". Obrigado Radtke.


Seguindo o mesmo raciocínio aqui está um artigo do Eric Raymond: How to Become a Hacker. E a tradução do João Victor Martins: Como se tornar um Ráquer. Já disse, aprenda inglês.
Última: How to ask Questions the Smart Way.
Ok, menti, era a penúltima. Outros FAQs do E.Raymond leia aqui.
Ah, quer saber, já que eu estou falando dele mesmo, se você está neste blog talvez tenha ouvido falar do livro The Cathedral and the Bazaar, a tradução está aqui, pessoalmente preferiria chamar bazaar de feira, mas vá lá, leia o livro. ;)