2009-02-07

[video] Debate sobre a Lei Azeredo

O blog GotchaIt trouxe esta semana um vídeo feito pela TV Cultura do debate na Campus Party acerca da Lei Azeredo, que tipifica os crimes digitais.



Neste link, Everton Rodrigues, ativista do Movimento Software Livre, discute a incidência do artigo 22 da Lei Azeredo sobre os Telecentros e como a lei tem sido particularmente feita em prol das grandes gravadoras, editoras e bancos.

O Ministério da Cultura produziu um caderno e uma cartilha sobre a Lei do Direito Autoral e podem ser obtidos aqui.

O próprio Ministério da Cultura ainda publicou uma matéria da Folha onde especialistas argumentam como, preocupado em punir atividades ilegais na internet, o projeto possui artigos dúbios e se mostrou incapaz de dar soluções técnicas que impeçam o abuso na sua aplicação, a invasão de privacidade e a violação de direitos civis.

O projeto tem também se mostrado muito mais rigoroso que o necessário, criminalizando práticas legítimas, além de apresentar definições de conceitos ora ambíguas, ora amplas demais e outras vezes inexistentes, dando margens a aplicações arbitrátias da lei, ainda que essa não seja a intenção do legislador.
Dois bons exemplos são os artigos 2º e 22º. O artigo 2º, ao alterar o Código Penal, transforma em crime todo acesso não autorizado a redes de computadores, sistemas informatizados e dispositivos de comunicação protegidos por expressa restrição de acesso, seja a restrição legal ou não.
Dessa forma, quem destravar o celular (que se encaixa na definição do projeto de “dispositivo de comunicação”) para utilizá-lo por outra operadora estará sujeito a pena de um a três anos de prisão. A mesma penalidade sofrerá quem, fazendo uso do direito de acesso a conteúdos em domínio público, destravar um CD ou DVD.
Empresas poderão limitar acessos permitidos pela Lei de Direitos Autorais ou pelo Código de Defesa do Consumidor, transformando travas tecnológicas em instrumentos acima da legislação. Trata-se da criminalização de ações triviais dos usuários.

Já o artigo 22º cria para os provedores de acesso à internet a obrigação de repassar sigilosamente para as autoridades denúncias que tenham recebido que contenham indícios da prática de crime. Obriga também o registro e o arquivamento de todos os acessos dos usuários por três anos.
Sem conseguir impedir que verdadeiros criminosos se furtem aos controles propostos com medidas simples, como servidores no exterior, o projeto abre a possibilidade de vazamentos de dados de usuários comuns.
O substitutivo atende fundamentalmente a interesses de bancos que têm sofrido prejuízos com fraudes pela internet e a reivindicações da indústria de direito autoral dos Estados Unidos, que exige a criminalização da quebra de travas tecnológicas.
Publicamente, a justificativa mais usada pelos defensores do projeto foi o combate à pedofilia -de fato, um problema seriíssimo. Porém, na mesma madrugada em que o PLC 89 foi votado, os senadores aprovaram outro projeto, proposto pela CPI da Pedofilia, com apoio de entidades da sociedade civil, que trata dessa questão.

Ao legislar sobre os crimes de internet, nossos senadores perderam a oportunidade de enfatizar o interesse público. Poderiam ter proibido o cruzamento de bancos de dados e a troca de informações privadas de usuários por empresas (como fez a União Européia) ou impedido a constituição de travas que bloqueiam o acesso legal a conteúdos. Na contramão, desencorajam políticas desejáveis e legitimam a violação da privacidade e o cerceamento de direitos.

Leia a matéria na íntegra.

2009-02-05

[dica] Estudantes de computação e o Linux/Unix

O Matuzalém "Matux" Guimarães da comunidade Viva o Linux (VOL) escreveu um interessante artigo endereçado para estudantes de computação interessados em conhecer o Linux/Unix.

Se você está entrando para algum curso universitário de computação ou mesmo está nos semestres iniciais e já ouviu alguém falar sobre o Linux, mas você não entendeu muito bem aqueles termos técnicos ou teve medo de se sentir inferiorizado por fazer aquela pergunta simples, mas que para você é decisiva, então continue lendo este artigo.

Referência: Leia o artigo na íntegra

[script] Defenda seu SSH contra ataques de força bruta

Silvio Soares da Silva Junior postou no VOL um script de Mastah que bloqueia os IPs que tentarem invadir seu servidor SSH. A técnica é simples, após 5 ou mais infrutíferas tentativas de conexão ao servidor serem detectadas no arquivo de log, o IP de origem terá todos os seus pacotes rejeitados:

       iptables -A INPUT -s $ip -j DROP


Obtenha o código-fonte aqui.
Ou leia-o aqui.

[news] Fabricante Lenovo sofre 1º prejuízo em 3 anos; presidente renuncia

A Lenovo, quarta maior fabricante de computadores do mundo, registrou um prejuízo trimestral maior que o esperado, o primeiro da empresa em cerca de três anos. O resultado veio em um momento em que a demanda fraca e forte competição esmaga os lucros da companhia, cujo presidente-executivo decidiu renunciar.

William Amelio será substituído por Yang Yuanqing na presidência executiva. Yang é atualmente presidente do conselho e seu lugar será ocupado pelo fundador da companhia, Liu Chuanzhi.
Amelio, ex-vice-presidente sênior da Dell para a região Ásia-Pacífico e Japão, foi nomeado presidente-executivo da Lenovo em dezembro de 2005. Seu contrato de 3 anos terminou e ele continuará como conselheiro especial da companhia até o fim de setembro.

Das quatro maiores fabricantes de PCs do mundo, a Lenovo registrou a menor taxa de crescimento, com embarques subindo 8% ante salto de 53% para a Acer, 13% da HP e 11% para a Dell.
A Lenovo tinha cerca de 7,5% do mercado mundial de PCs em 2008, quando foi superada na terceira posição pela rival mais agressiva Acer.

Analistas afirmam que uma recuperação da companhia depende de como a empresa vai se comportar com as vendas para o mercado consumidor de baixo custo e clientes corporativos, que são responsáveis pela maior parte do faturamento.
"O cenário não é rosa. Uma recuperação na China não está à vista", disse Joseph Ho, analista da Daiwa Securities. "A estratégia para mercados emergentes e o segmento comercial vão levar algum tempo para mostrar resultados significativos", afirmou.
O prejuízo da Lenovo para o período entre outubro e dezembro foi de US$ 96,7 milhões, compatível com as previsões mais pessimistas.
As vendas da companhia caíram em um quinto e a margem de lucro bruto foi comprimida por um aumento contínuo na participação de computadores mais simples nas vendas.

Referência: Folha Online

[dica] Não erre com a nova ortografia

Ano novo, novos planos, ortografia nova. Foi assim no Brasil desde 1 de janeiro, quando entrou em vigor a nova ortografia, que entre outros muitos itens, extinguiu a trema. Já existem livros e mais livros sobre o assunto. O site ig.com.br passou a adotar a ortografia ainda em setembro do ano passado.

E eis que chega janeiro e muitas dúvidas. A colega de trabalho Dulce Bordignon, que deveria assinar esta dica, soltou uma e-mail coletivo na redação e uma bela dica. Bastava acessar http://ramonpage.com/ortografa/ e revisar pequenos textos on line. A princípio, 100 caracteres. Tenho usada esta página e quero recomendar aos leitores do Dicas-L. Hoje já são 500 caracteres, o que ajuda bem.

O que falta, ainda, é uma relação nominal e on line das mais de mil palavras que foram modificadas, como ideia, que perdeu o acento no "e". Os livros trazem as regras mas não todas as palavras. Se alguém souber, manda para o Queiroz publicar no Dicas-L. Certamente vou usar.

Referência: dicas-l

Ah, o Aurélio, vulgo verde, também criou o site: Um Português, que também processa erros gramaticais, mas apenas acerca do novo acordo gramatical.

[dica] (PC)² lança o sistema CEP Livre

A (PC)² lançou o seu projeto CEP Livre. Trata-se da disponibilização, em formato XML ou CSV, da base de dados de CEPs brasileiros. Com o lançamento desta base de consulta, a (PC)² espera dar a sua contribuição à comunidade de desenvolvedores que buscam esse tipo de informação para incluir em seus sistemas.

O CEP Livre funciona on-line, por meio de requisições HTTP. Em retorno, o sistema devolve um arquivo XML ou CSV, para poder ser utilizado pelos sistemas computacionais. Não é necessário o pagamento de taxas, tão pouco registro prévio.

A (PC)² destaca que este é uma base de dados colaborativa e que os usuários estão, desde já, convidados a colaborar, corrigindo falhas e adicionando novas informações.

Para informações sobre seu uso, correções da base de dados e maiores informações, leia o FAQ do projeto , ou entre em contato pelo e-mail: .


Referência: dicas-l

[dica] Precisando de um FREE UNIX SHELL online?

O que faz alguém criar uma conta UNIX em uma máquina distante e lerda pra remota sem acesso gráfico?

São muitos, muitos os motivos. Desde o usuário Ruimblows que deseja aprender os comandos básicos UNIX, vi, emacs, sed, awk, perl, python, gcc... (apesar que o Cygwin pode dar uma ajuda tremenda para isso), até testar seu firewall local, armazenar arquivos, enviar/receber emails (pop3/webmail), hospedar seus servidores http, ftp, usar o icq/IM, bater papo localmente, ler e postar no BBS do SDF, usar o whois, ping, traceroute, nslookup, dig, geoip, jogos multi-usuários et coetera.

O Super Dimension Fortress está ativo desde 1987, eles possuem duas linhas T3, mais de 10 DECs Alpha (DS20L/DS10L) rodando NetBSD, os discos em array... tudo isso sem frescuras na hora de criar contas ou receber vouches...

Basta digitar em seu terminal (xterm, konsole, gnome-terminal, rxvt, cmd, command...):
    telnet sdf.lonestar.org


Divirta-se ^_^

2009-02-03

[news] IBM projeta supercomputador de 20 petaflops

A IBM em conjunto com o governo dos EUA está montando o mais poderoso supercomputador do mundo. Seu nome provisório é Sequóia e seus 1.6 milhões de processadores com 1.6TB de memória distribuidos em 96 racks no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore deverão gerar 20 petaflops quando pronto, por volta de 2012; mais que suficiente para desbancar qualquer máquina registrada no TOP500.org.

Até lá a IBM tem se ocupado do Dawn, um supercomputador de 500 teraflops que eventualmente operará em conjunto com o Sequoia.

Aparentemente seu objetivo principal é acompanhar a montanha de mísseis nucleares que estão juntando pó nos subterrâneos da "américa" e simular explosões nucleares para as novas gerações de mísseis.



Referências:

[news] Na contramão do mercado, sobram vagas em TI

A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) acredita que existem cerca de 30 mil vagas em aberto no segmento de software e serviços.

Maior empresa mundial de serviços de tecnologia, a IBM passou recentemente a dedicar esforços no Brasil para reduzir a lacuna entre o perfil do estudante que sai das universidades e o almejado pelas companhias que têm vagas.

Mais de 80 por cento das contratações da IBM Brasil são para exportação de serviços, segundo Edson Luiz Pereira, executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil. Por isso, o desafio da empresa é ter o profissional qualificado na velocidade exigida pelo cliente.

"A crise pode ser, de repente, uma oportunidade para o Brasil, já que a terceirização é uma forma de reduzir custos", disse também Ruth Harada, diretora de cidadania corporativa da subsidiária da IBM.

Referência: Taís Fuoco, da Reuters

[video] A História do UNIX nas vozes de seus criadores - legendado

[video] Revolution OS - O filme


Baixe as legendas no Opensubtitles.org, clique no vídeo para baixá-lo pela página do GoogleVideos (mp4).

[video] Computer Chronicles - 1985 - UNIX

[dica] Momento ECO - Escolha sabiamente a fonte AC do seu PC

Duas eco-dicas interessantes:

1. Você sabe qual é o consumo médio de energia de seu desktop?
Será que você realmente precisa de uma fonte de 1200W ?
Não sabe? Então o site eXtreme power supply calculator vai lhe auxiliar. Infelizmente na versão freeware eles não informam a amperagem total dos +12V, +5V e +3.3V, o que seria muito significativo na hora de escolher a fonte.
Se eu pareço estar falando grego, leia o guia Tudo o que você precisa saber sobre fontes de alimentação, do Gabriel Torres e Cássio Lima.



2. Sabemos que programas podem aumentar o consumo de energia de nossos computadores, mas quanto, quais e quando?
O PowerTOP é um software Linux lançado em 2007 pela Intel como GPLv2, ele verifica os processos que estão "se comportando mal" quando o computador está idle. Segundo a Intel o processo que pior se comportava era justamente o kernel, isso até a versão 2.6.21 quando deixou de ter o timer tick em 1000Hz e tornou-se tickless - o que resultou em uma grande dimuição (teórica) do consumo de energia.

Rodando o software em meu laptop Dell pude descobrir que o grande bandido era o cd-rom (que eu uso 1 vez por ano - francamente prefiro passar imagens iso pelo NFS).

Referência: lesswatts.org

[dica] Seus problemas acabaram: Interruptor de nerd é assim, funciona com um estalar de dedos

O casamento traz uma série de delícias e agruras, e uma das maiores batalhas campais de toda santa noite é : quem vai apagar a luz do quarto?

Pois seus problemas acabaram: que tal um interruptor que se apaga/acende com um simples estalar de dedos, com um bater de palmas?

Seu princípio de funcionamento se baseia na utilização de um simples microfone, capaz de gerar um sinal muito intenso devido à alta freqüência e a intensidade do som propagado pelo bater palmas ou estalar os dedos. Esse sinal deve ser interpretado por um circuito como um pulso de entrada que está ligado a um flip-flop, o qual será responsável por ligar ou desligar o interruptor do sistema.

Referência: www.eletronica.org

[dica] Aprenda a escolher sua Placa de Vídeo

Há 10 anos atrás era muito fácil para o usuário comum escolher sua placa de vídeo, víamos o clock do processador gráfico (GPU), o clock da memória, o tamanho da memória, sua taxa de transferência e o número de pixels processados por clock (ok, talvez não fosse tão fácil assim, mas a intuição costumava ser um bom guia).

Hoje em dia a coisa ficou bem mais complicada, temos o core clock, shader clock, memory clock, a banda da memória, a capacidade de processamento em GFlops, as taxas de preenchimento dos pixels, das texturas, o tamanho do framebuffer, o tipo da memória, o número de processadores para as sombras, para as texturas... Aaargh! >_<"


Não bastando tudo isso a nVidia tem o excelente hábito de criar nomes fantasias que mais confundem que auxiliam. É muito fácil se decidir entre um Gol 1.0 Mi e um Gol 2.0 GTi, agora entre uma GeForce 8800 GTX e uma 9600 GT, qual leva a melhor?

Para ajudá-los a se guiar no meio desse matagal fiz uma compilação de cachorros da web: