2009-02-05

[news] Fabricante Lenovo sofre 1º prejuízo em 3 anos; presidente renuncia

A Lenovo, quarta maior fabricante de computadores do mundo, registrou um prejuízo trimestral maior que o esperado, o primeiro da empresa em cerca de três anos. O resultado veio em um momento em que a demanda fraca e forte competição esmaga os lucros da companhia, cujo presidente-executivo decidiu renunciar.

William Amelio será substituído por Yang Yuanqing na presidência executiva. Yang é atualmente presidente do conselho e seu lugar será ocupado pelo fundador da companhia, Liu Chuanzhi.
Amelio, ex-vice-presidente sênior da Dell para a região Ásia-Pacífico e Japão, foi nomeado presidente-executivo da Lenovo em dezembro de 2005. Seu contrato de 3 anos terminou e ele continuará como conselheiro especial da companhia até o fim de setembro.

Das quatro maiores fabricantes de PCs do mundo, a Lenovo registrou a menor taxa de crescimento, com embarques subindo 8% ante salto de 53% para a Acer, 13% da HP e 11% para a Dell.
A Lenovo tinha cerca de 7,5% do mercado mundial de PCs em 2008, quando foi superada na terceira posição pela rival mais agressiva Acer.

Analistas afirmam que uma recuperação da companhia depende de como a empresa vai se comportar com as vendas para o mercado consumidor de baixo custo e clientes corporativos, que são responsáveis pela maior parte do faturamento.
"O cenário não é rosa. Uma recuperação na China não está à vista", disse Joseph Ho, analista da Daiwa Securities. "A estratégia para mercados emergentes e o segmento comercial vão levar algum tempo para mostrar resultados significativos", afirmou.
O prejuízo da Lenovo para o período entre outubro e dezembro foi de US$ 96,7 milhões, compatível com as previsões mais pessimistas.
As vendas da companhia caíram em um quinto e a margem de lucro bruto foi comprimida por um aumento contínuo na participação de computadores mais simples nas vendas.

Referência: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário