Ano novo, novos planos, ortografia nova. Foi assim no Brasil desde 1 de janeiro, quando entrou em vigor a nova ortografia, que entre outros muitos itens, extinguiu a trema. Já existem livros e mais livros sobre o assunto. O site ig.com.br passou a adotar a ortografia ainda em setembro do ano passado.
E eis que chega janeiro e muitas dúvidas. A colega de trabalho Dulce Bordignon, que deveria assinar esta dica, soltou uma e-mail coletivo na redação e uma bela dica. Bastava acessar http://ramonpage.com/ortografa/ e revisar pequenos textos on line. A princípio, 100 caracteres. Tenho usada esta página e quero recomendar aos leitores do Dicas-L. Hoje já são 500 caracteres, o que ajuda bem.
O que falta, ainda, é uma relação nominal e on line das mais de mil palavras que foram modificadas, como ideia, que perdeu o acento no "e". Os livros trazem as regras mas não todas as palavras. Se alguém souber, manda para o Queiroz publicar no Dicas-L. Certamente vou usar.
Referência: dicas-l
Ah, o Aurélio, vulgo verde, também criou o site: Um Português, que também processa erros gramaticais, mas apenas acerca do novo acordo gramatical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário